PREFÁCIO À QUARTA EDIÇÃO

 

Estou velho e pretendo passar os meus últimos anos de vida entre os meus cães.

Atualmente, tenho trinta e três rottweilers, quatros dogues alemães e um Spitz Alemão Anão.

São vinte e cinco anos criando formalmente cães, mas quase toda a vida tendo contato com estes seres maravilhosos. Deles, não me afasto.

Jamais um cão de minha propriedade foi a uma exposição sem que eu o levasse e assistisse à sua apresentação, retornando comigo para a nossa casa.

Este meu projeto de vida (não é o único) não se resume a este agradável convívio diário com estes nossos amigos incondicionais.

Sempre fui um estudioso de tudo o que está em minha volta e a leitura se tornou um hábito absolutamente necessário, mormente nas áreas jurídica e da ciência política (tenho quatro livros jurídicos publicados).

Desta forma, canalizei este meu esforço teórico também para a cinofilia, principalmente para a raça rottweiler, que estou criando com bastante empenho, satisfação e, principalmente, muita reflexão e questionamentos.

Esta é uma das muitas explicações de por que um professor de Direito e membro do Ministério Público (aposentado) acaba escrevendo um livro sobre uma raça canina.

Tenho lido e pesquisado quase tudo o que se refere a cães, aguçando a minha observação à sua estrutura, temperamento e comportamento (etologia).

Assim, é natural que divulgue este meu conhecimento e as minhas ideias sobre a raça rottweiler, que me seduziu de forma contundente.

Como o conhecimento é dinâmico, mormente em face da criação de cães, venho produzindo diversos textos sobre os mais variados aspectos da raça rottweiler, detalhando o estudo mais amplo que abre este meu livro sobre o nosso padrão oficial. Daí a necessidade de publicar novas edições, nelas inserindo os novos estudos para a tudo dar publicidade.

Não tenho receio das costumeiras críticas que, quando construtivas, serão muito bem vindas. Toda obra teórica é um processo que deve se submeter à salutar dialética.

De qualquer forma, com este livro, fica satisfeita a minha vaidade de saber que meu nome passa a fazer parte da história da cinofilia, especificamente da história da raça rottweiler em nosso país, tão carente de livros sobre ela. Por alguns, ainda serei lembrado ...

Esta quarta edição sai acrescida de cinco novos estudos.

 Verão de 2025 

Afranio Silva Jardim

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog